sexta-feira, 4 de março de 2011

Actividade Fisica

Importância para a Saúde

Com a actividade física, além de se aumentar o gasto energético diário, aumenta-se a massa magra, o que vai levar a um acréscimo no metabolismo basal, a longo prazo. Além disso, tem inúmeras vantagens para a saúde e melhora muitas das comorbilidades frequentemente associadas à obesidade.
A actividade física regular deve ser entendida como fundamental para toda a saúde e não só para a questão do excesso de peso.


Em relação a este último, ela é muito importante, quer para a sua prevenção, quer para auxiliar à sua redução, quer para possibilitar que o emagrecimento se mantenha para sempre.
Alimentação adequada e actividade física regular não se dispensam uma à outra, porque actuam por mecanismos diferentes, embora o exercício regular possibilite uma restrição alimentar mais ligeira.
O exercício tanto ajuda a emagrecer durante a sua prática, como nas horas que se lhe seguem, ou seja, um indivíduo regularmente activo consome mais calorias em repouso do que se fosse sedentário.

A actividade física mobiliza mais gordura intra-abdominal do que a dieta e sabe-se que essa é a parte da gordura mais ameaçadora e nociva para a saúde e que está na base da maioria das complicações do aumento da gordura corporal, como sejam o aumento da pressão arterial, dos lípidos, da resistência à insulina e diabetes, do risco de acidentes cardiovasculares, etc. Em resumo, é impensável emagrecer BEM sem ter uma vida fisicamente activa.
Para se conseguir os melhores resultados, esta deve reunir uma série de condições:
  • Periodicidade
    É necessário que se pratique actividade física com regularidade, se se quer que esta seja benéfica para a saúde e que sirva para controlar o peso. Recomenda-se que seja realizada, idealmente, 1 hora de caminhada diariamente;
  • Duração.
    Geralmente deve durar de 45 a 60 minutos. Os desportos que consomem mais gorduras são os aeróbicos (longa duração e intensidade moderada) como as caminhadas, natação, etc.;
  • Intensidade.
    Esta deve ser escolhida de acordo com as possibilidades e preferências do indivíduo; em função da intensidade da actividade, o gasto energético variará.


Na tabela seguinte mostra-se a relação entre tipos de actividades e o consumo energético.

Tipo de actividade
Gasto energético
Kcal/Kg de peso
Actividade quotidiana: comer, vestir, etc.
0,5
Actividade doméstica: esfregar, varrer, etc.
1-4
Desporto moderado: caminhar, golfe, etc.
2-3
Desporto intenso: correr, boxe, etc.
7


Gasto energético associado a vários tipos de actividade
 
Para se obter resultados definitivos devem-se alterar, definitivamente, os hábitos dietéticos e o estilo de vida.


http://www.incorporale.com/




Fonte: www.roche.pt, www.google.pt


 

Sem comentários:

Enviar um comentário