sábado, 17 de setembro de 2011

O Cérebro, ómega-3 e exercício físico. Impacto e Desempenho.



Já quase todos sabemos o impacto dos desequilíbrios nutricionais na nossa saúde, mais especificamente a importância do ómega-3, mas segundo alguns estudos recentes a nutrição tem também impacto sobre a nossa saúde e capacidade do cérebro.
Segundo um estudo recente do Dr. Fernando Gómez-Pinilla, professor de neurocirurgia e ciências fisiológicas da Universidade da Califórnia (UCLA), que passou os últimos anos a estudar os efeitos da alimentação, exercício físico e sono sobre o cérebro.


“A dieta, exercício físico e sono têm o potencial de alterar as funções do nosso cérebro e a saúde mental. Isto levanta a possibilidade de que mudanças radicais na dieta pode ser uma estratégia viável para melhorar a capacidade cognitiva, proteger o cérebro de danos e contrariar os efeitos do envelhecimento” – Dr. Fernando Gómez-Pinilla, membro da UCLA Brain Research Institute and Brain Injury Research Center.
O Dr. Gómez analisou mais de 160 estudos sobre a o impacto que a alimentação tem sobre o cérebro e os resultados da sua análise pode ser lida no jornal Nature Reviews Neuroscience.
Uma das conclusões refere a importância dos ácidos gordos (ácidos graxos) ómega-3 encontrados no salmão, nozes e kiwi. O ómega-3 contribui com alguns benefícios para o nosso cérebro, incluindo melhorias de aprendizagem, uma melhor memória, ajuda a combater alguns transtornos mentais como a depressão, transtornos de humor, esquizofrenia, e demência.
Segundo o Dr. Gómez as sinapses no cérebro ligam os neurónios e proporcionam algumas funções essenciais, a aprendizagem e a memória ocorre a nível das sinapses. Os ácidos gordos ómega-3 apoiam a plasticidade sináptica que parece afectar positivamente a função de algumas moléculas relacionadas com a aprendizagem e com a memória.
“Os ácidos gordos ómega-3 são essenciais para um normal funcionamento do cérebro” – Dr. Fernando Gómez-Pinilla

Uma deficiência nutricional em ómega-3 nos humanos tem vindo a ser associado a um aumento do risco de algumas desordens mentais, tal como deficit de atenção, dislexia, demência, depressão, doença bipolar e esquizofrenia.
Segundo alguns estudos as crianças que ingerem uma dose adequada de ácidos gordos ómega-3 têm melhores resultados na escola, na leitura, na ortografia e têm menos problemas comportamentais.
Além do ómega-3 também o ácido fólico que é encontrado nos espinafres, sumo da laranja e levedura é também essencial para o funcionamento do cérebro humano. Uma deficiência em ácido fólico pode originar distúrbios neurológicos, tais como a depressão e disfunções cognitivas. A suplementação de ácido fólico, quer por si só ou em conjunto com outras vitaminas do tipo B, tem-se revelado eficaz na prevenção do declínio cognitivo e demência durante o envelhecimento e reforça os efeitos de antidepressivos.

Os resultados de um estudo recente indicam que a suplementação de ácido fólico num período de três anos pode ajudar a reduzir os efeitos da idade nas funções cognitivas.

Em contraste com os benefícios de uma nutrição equilibrada, a comida rápida ou comida de plástico têm efeitos negativos nas funções sinápticas do cérebro. Algumas moléculas e a função sináptica do cérebro são extremamente afectadas por uma dieta pouco saudável.



Na ilha de Okinawa (Japão) onde as pessoas comem peixe e praticam exercício físico com bastante  frequência a esperança de vida é a maior em todo o mundo e a população tem também uma baixíssima taxa de distúrbios mentais.
“Embora algumas pessoas tenham tido a sorte de ter nascido com genes especiais, a grande maioria de nós não tem essa sorte, portanto precisamos de uma dieta equilibrada, praticar exercício físico com regularidade e de uma boa noite de sono” – Dr. Fernando Gómez-Pinilla
Tem o hábito de fazer escolhas saudáveis, no que à sua alimentação diz respeito ? Consome diariamente a quantidade indicada de ómega-3? E exercício físico com regularidade ? Se não o fizer pelo seu corpo, faça-o pelo seu cérebro.  Deixe a sua opinião nos comentários.



Adaptado de:
http://www.erhnam.com
Imagens: www.google.com

acabar celulite, ajuda emagrecer, dietas dietas e calorias; emagrecimento; emagrecer rápido; dietas para emagrecer; dieta para emagrecer; dietas emagrecer; emagrecer; dietas; emagrecimento; emagrecer rápido; dietas para emagrecer; perder peso, perder peso rápido, dieta para perder peso, como perder peso em uma semana, dieta saudável para perder peso, emagrecer perder peso, como perder peso rápido, receitas para perder peso, dieta para perder peso rápido, perder peso em 3 dias,
como perder peso com saúde, remédio para perder peso,  perder peso em uma semana, cardápio para perder peso, dieta para perder peso, remédio para emagrecer, não consigo emagrecer, emagrecer 5kg, perder peso rápido, caminhada para emagrecer, como emagrecer, crema celulite, tratar celulite, perder celulite, tratamento celulite, tratamento estrias, celulite tratamento

Sem comentários:

Enviar um comentário